quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sobre 'ciumes'


Ciumes. Só não os tem quem nunca amou verdadeiramente. Aquele amor arrebatador, aquele cheio de loucuras, de momentos bons, de uma verdadeira entrega, aquele em que saltamos de olhos fechados sem exitar um segundo. Os ciumes fazem parte. Ninguém é suficientemente seguro ou confiante para nunca (nunca mesmo) ter sentido ciumes. O que eu acho, enquanto mulher, é que temos que saber lidar com os ciumes. Temos que ser inteligentes. Temos que saber distanciar-nos de nós próprias e gritar-nos: 'ouve lá, estás a ser patética'. Gritar-nos tudo aquilo que gritamos á nossa melhor amiga quando ela tem destas crises de ciumes. Eu sei. Como a maioria das coisas que eu para aqui digo, é bem mais fácil falar do que fazer. Mas ainda assim. O que eu quero dizer com 'agir com inteligência' é dar a volta por cima. De nada nos serve ficarmos a lastimar pelos cantos, perguntar-lhe vezes sem conta se ele gosta mesmo de nós, se ele só tem olhos para nós (é homem, por isso, senhoras, a resposta é não. Fiquem descansadas e acreditem em mim). De nada nos serve entregarmo-nos às lágrimas e ficarmos a amargurar vezes e vezes sem conta. Pouco serve ficarmos a ver as fotografias da outra e pensar: eu sou mais bonita, ela tem celulite ali, os dentes dela são amarelos, acho que ela tem ali um pêlo. O que nós devemos fazer nestas alturas é trabalhar na nossa confiança. Deixarmo-nos abraçar por um banho grande, por um gel de banho novo, por um vestido curto ou uma blusa transparente. Tirar partido do melhor que nós temos. Aquele melhor que sabemos que o deixou de boca aberta quando, pela primeira vez, nos viu passar na rua. É o sorriso. É a alegria. É as pernas ou o cabelo solto. Tudo isto tem um efeito gigantesco e como se costuma dizer, 'matam-se dois coelhos'. Nós sentimo-nos muito melhor. Eles percebem o que têm a perder. E a outra? A outra fica a perceber quem manda ali. E depois? Depois há sempre aquela questão da auto-estima. De que nos serve ficar a chorar atiradas a um canto? Valemos tanto mais do que isso. Ou por outra, podemos valer tanto mais do que isso.

1 comentário:

  1. Enquanto mulheres temos que começar a aprender a ser "senhoras de guerra" e a lembrarmo-nos todos os dias que ninguém é perfeito, e que desde que nos lembremos de dar o nosso melhor, então não temos nada que nos olhar ao espelho com receio :)

    ResponderEliminar