Assusta-me. E basicamente é isto. Assusta-me que tenhamos chegado a este ponto. Assusta-me que a nossa "sobrevivência" pareça tão dependente do desempenho da Grécia ou da aceitação das medidas que o FMI ditar ou das decisões tomadas no seio da UE. Assusta-me a forma como vamos sair desta crise. Assusta-me que medidas realmente importantes não estejam a ser tomadas. Parece-me bem que as transferências para as off-shores sejam tributadas e parece-me bem que empresas com lucros acima dos dez milhões vejam os seus impostos aumentarem. Mas parece-me, sobretudo, insuficiente. Assusta-me que quem anda a roubar ao fisco, à grande e à francesa, que essas grandes empresas, não sejam realmente penalizadas. Assusta-me que os ricos continuem a sair muito mais impunes desta crise do que os da classe média e por aí abaixo. Assusta-me que sejam sempre os mesmos a sofrer e a pagar pelos erros daqueles que comandam o país e que, supostamente (só supostamente), deviam zelar por Portugal como um todo. Assusta-me que não haja um combate eficaz à fuga fiscal, assusta-me que reformas tão importantes e urgentes não sejam levadas a cabo. Assusta-me que, durante os próximos dois anos, todos os funcionários públicos (ou todos aqueles que ganham acima dos mil euros) fiquem sem quatro subsidios. Assusta-me que o governo não veja que as pessoas precisam muitas vezes desses subsidios porque não conseguem poupar, no decorrer dos 12 meses, para pagar o seguro do carro, as propinas do filho, a máquina de lavar que se avariou e por aí fora. Isto está a ficar insustentavel.
Quanto a mim? É pegar na minha mesada e poupa-la. É tentar tomar as melhores decisões possiveis para não sobrecarregar os meus pais. É tentar perceber o que é realmente importante para mim, do que é acessório. E, mais do que nunca, ser criativa. é isso!
No outro dia, a propósito de um trabalho, cruzei-me com esta citação: "Crises are also opportunities"... e desde então é a isso que me tento agarrar.
ResponderEliminarÉ verdade... Neste momento a realidade assusta até os mais optimistas!
ResponderEliminarMas é isso que temos sempre que manter, o optimismo.
O saber que com mais ou menos dificuldades vamos conseguir sobreviver...
Gostei muito do blog.
Gostei do optimismo e da felicidade de viver que espalha.
Sinceramente surpreendeu-me como poucos blogs o têm feito ultimamente, por isso vou seguir.
Obrigada pela visita ao meu espaço, espero vê-la por lá mais vezes!
Eu vou andar por aqui!
É certo.
xoxo
Lux