sábado, 5 de novembro de 2011

Sobre o trânsito e os acidentes...

Ninguém gosta de trânsito e todos nos sabemos que, muitas vezes, o trânsito provoca acidentes e, os acidentes, provocam ainda mais trânsito. Eu também nao gosto de trânsito nem de filas nem de buzinas nem de rotundas nem de horas de ponta. Mas a verdade e que, nos últimos tempos, tenho conduzido muito mais e, quase sempre, em plena hora de ponta na cidade de Lisboa. Eu bem sei que isto e desafiante e eu própria saio muitas vezes de casa com este pensamento, "será que hoje e o dia em que eu bato com o carro?". Eu sei que nao devia pensar isto mas o meu medo e gigantesco. E, quanto mais conduzo, mais vejo a minha volta a quantidade de acidentes que há. Mas uma coisa e certa: nunca vi um acidente tão estúpido como ontem. Estava ali em Alcântara e estão a ver aquele cruzamento de quem vai para Lisboa, quem vai para as docas? Ora. Eu nao sei se vocês alguma vez repararam mas aquilo tem carris no chão porque, as vezes, passam ali comboios de mercadorias. Foi o caso de ontem. Estávamos todos parados no sinal vermelho ha imenso tempo. Mesmo há muito muito tempo. Eu sei que e chato. E eu era o carro da frente de uma das filas. Atras de mim, um carro começou a buzinar. Coitadinho, queria que eu passasse o sinal vermelho. Mas para alem de ser um perígo, eu nao ia arriscar. O taxista que estava ao meu lado nao pensou o mesmo e decidiu arriscar. Arriscou mal. Quando ele avança, o comboio avança e o choque foi brutal. A parte detrás do carro foi toda a vida! e eu nao tenho bem a certeza se o senhor taxista sabe que, por um ou dois segundos, podia ter morrido. Felizmente, os estragos foram materiais. Uma mota ao meu lado gritou: "e bem feita!". Epah. Eu nao gosto de pensar que e bem feita. Mas gostava que todos os carros que viram aquilo, pensassem duas vezes quando tantas vezes fazemos manobras perigosas que, muitas das vezes, só nos dão mais um ou dois minutos. As pessoas tem que entender, urgentemente, que precisam de conduzir com calma. Que, de outra forma, as consequências são demasiados mas. Enfim! Ainda assim, o taxista nao deve ter ganho para o susto....

1 comentário: